Por: Cleber Sena - 16/08/2025
Do sonho à oportunidade. A terça-feira (12) foi marcada por esperança e oportunidade em Juazeiro. Mais de mil e quinhentas pessoas saíram de suas casas para participar do 1º Feirão de Empregos - Conectando Talentos ao Mercado. Como o próprio nome sugere, muitos talentos encontraram ali um caminho para se aproximar do mercado de trabalho. A Praça de Alimentação do Juá Garden Shopping se transformou em um grande centro de oportunidades, onde a determinação de cada candidato chamava a atenção de quem passava pelo local.
Entre tantas histórias, a de Fernando Elias inspira. Aos 41 anos, formado em Direito, ele sonha em conquistar um emprego que, no futuro, lhe permita abrir o próprio escritório de advocacia. Morando em Juazeiro há 16 anos, Fernando sabe que não dá para esperar que o sonho aconteça por si só. Para ele, trabalhar e sustentar a família é prioridade. Com paciência e confiança, aguardou sua vez para se cadastrar e concorrer às vagas disponíveis.
“Eu tenho formação em Direito e quando eu finalizei minha faculdade, foi no período da Covid, então minha pretensão era fazer concurso. Eu estava trabalhando e saí, então fiquei mais na minha área, porém não consegui montar meu escritório ainda porque é difícil, não é? O valor é alto e estou procurando emprego para poder juntar dinheiro e seguir esse sonho. Estou procurando uma vaga de preferência na minha área”, contou.
Foram mais de 500 oportunidades disponibilizadas, em setores como administração, indústria, atendimento ao público, área rural, além das vagas de estágio. A iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda/ADEER, com o apoio de importantes instituições, promete dar um novo fôlego à empregabilidade no município. Além disso, será criado um banco de dados permanente para intermediar contratações junto às empresas locais.
Outra história que reflete o espírito do evento é a de Maria Eduarda. Sonhadora, mas com os pés firmes no chão, a graduanda em Segurança Alimentar entende que um emprego é essencial para realizar seus projetos pessoais.
“Eu acessei o Instagram da Prefeitura e vi as postagens. Foi um grande impacto para mim ver a notícia do Feirão e acho que para outras pessoas também. Então eu comecei a ver em outros sites o pessoal postando sobre isso, que é uma coisa que nunca aconteceu em Juazeiro. Eu estou desempregada há três meses, isso mostra que há uma dificuldade para mim e para outras pessoas, então esse evento está sendo uma oportunidade para todos”, relatou.
Capacita Juazeiro Presente No Futuro da Gente
Entre os candidatos, estava também João Marcos, motorista e ex-aluno do Curso de Pilotagem de Drones, oferecido pelo programa Capacita Juazeiro, da ADEER. Ele sabe que conhecimento é sempre um diferencial e encara cada oportunidade como única.
“Meu objetivo é conseguir uma oportunidade de emprego em qualquer área, iniciar na empresa e crescer dentro dela com a oportunidade que eu conseguir conquistar, independente da área que seja. Eu acho importante buscar sempre conhecimento para que quando surgir qualquer oportunidade, em qualquer área, eu possa estar pronto para assumir aquele cargo. Inclusive, fiz o curso de piloto de drones, oferecido pela Prefeitura de Juazeiro em parceria com o Senar”, destacou.
Cadastro segue aberto até 31 de agosto
Os dados coletados no Feirão serão processados pela ADEER para encaminhamento às empresas nos próximos dias. E quem não conseguiu participar ainda tem tempo: o cadastramento segue aberto até 31 de agosto, na nova sede da ADEER, no Juá Garden Shopping. Para o diretor-presidente da ADEER, Tércio Tolentino, o Feirão foi um sucesso.
“Nós conseguimos, em conversa com as empresas, cerca de quinhentas vagas, entre empregos e estágio, um número bastante expressivo. Nós iremos receber pessoas para o cadastramento até dia 31 deste mês e, a cada nova vaga surgindo, mais pessoas poderão ser chamadas para trabalhar. Eu considero isso um sucesso”, explicou.
Ascom:PMJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário