Por: Cleber Sena - 25/08/2025
O distrito de Massaroca viveu um fim de semana de movimento para a cultura e a agricultura familiar durante a 16ª edição da Feira do Bode, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Rural/ADR, e pela Associação Comunitária Agropecuária de Massaroca/ACAM. Iniciada na sexta-feira (22) e seguindo até o domingo (24), a feira reuniu produtores, instituições e público em programação que combinou negócios, conhecimento técnico, cultura e lazer.
As atividades começaram com recepção dos animais e abertura do parque. Com mais de 300 caprinos e ovinos inscritos, o público conferiu exposição e venda dos animais, além de artesanato, produtos da culinária local e inovações tecnológicas para a agropecuária. Ao todo, além dos pecuaristas, cerca de 30 empreendedores expuseram seus produtos na feira.
O produtor rural José Catarino foi visitar o evento logo cedo. “Vim para conhecer os animais, reencontrar amigos, prosear e ver criações que muitas vezes desconhecemos. É uma oportunidade de aprender e buscar essa mesma qualidade”, contou.
O evento contou ainda com estandes de parceiros oferecendo serviços como emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar/CAF, ultrassonografia e exame de Ovos por Grama/OPG para verminoses, realizados por entidades como Banco do Nordeste, Senar, sindicato dos trabalhadores rurais, Univasf, Central da Caatinga, ADAB e Bahiater. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/Sedes também esteve presente, ofertando atualização do CadÚnico.
A abertura oficial da Feira aconteceu no sábado (23) e foi conduzida pelo prefeito Andrei Gonçalves, acompanhado do secretário da ADR, Ailton Batista.“Hoje conseguimos ocupar mais de 80 baias. Os produtores estão felizes. A caprinovinocultura é um motor da nossa economia e, na feira, há tradição e inovação se encontrando para fortalecer quem vive da terra”, celebrou o prefeito.
O Torneio de Pista também movimentou os expositores, como Isaías de Araújo, que levou ao desfile a cabra Cida, bicampeã em outras competições. “Para mim, participar dos torneios é um hobby e a Cida já me trouxe muitas alegrias; ela tem todas as características que os jurados pedem”, disse orgulhoso.
A cultura também teve espaço com danças, cordel e rodas de São Gonçalo apresentadas por estudantes locais. Houve ainda homenagem ao produtor Gilberto José dos Santos, reconhecido por sua contribuição à agropecuária, e shows de Edinho Jujú, André Mendes e Skema 2.
Para o domingo (24), a programação ainda foi pensada com shows musicais a partir das 14h, reunindo Bertinho Vaqueiro, Sérgio do Forró e Forrozão Stylo, animando o público até as 23h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário