Patrulha Maria da Penha de Petrolina: proteção 24h que ajuda a salvar vidas - NOTÍCIAS.

A informação com responsabilidade. Whatsapp do blog:087.9.8824.0060

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Patrulha Maria da Penha de Petrolina: proteção 24h que ajuda a salvar vidas

Por: Cleber Sena - 11/08/2025






Com um perfil humanizado e um conjunto de ações, a Prefeitura de Petrolina segue fortalecendo a rede de enfrentamento à violência doméstica no município também por meio da Patrulha Maria da Penha. Somente nos meses de junho e julho de 2025, a Patrulha realizou mais de 480 visitas domiciliares, 44 acolhimentos e atendeu 81 ocorrências, das quais 12, resultaram na prisão do agressor. Atualmente, 97 mulheres com medidas protetivas estão sendo acompanhadas pelas equipes.


A Patrulha Maria da Penha é composta por quatro equipes, formadas por dois Guardas Civis Municipais (GCM) e uma GCM Feminina. A Patrulha sempre conta com a presença de pelo menos uma mulher em cada viatura, isso para oferecer acolhimento, fiscalização de medidas protetivas e garantir o direito das mulheres de viverem com segurança e dignidade. A Patrulha opera 24 horas por dia.


Desde sua criação em 2019, a Patrulha se tornou uma importante referência na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O serviço é prestado pela Prefeitura de Petrolina, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, e atua de forma integrada com a Vara de Violência Doméstica e Familiar, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), CEAM e demais órgãos da rede de apoio.


A atuação da Patrulha é respaldada pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que completou 19 anos no 7 de agosto de 2025, sendo considerada um dos principais marcos no combate à violência de gênero no Brasil. Além disso, a campanha Agosto Lilás reforça a importância da prevenção, da denúncia e da proteção às mulheres.


De acordo com a coordenadora da Patrulha, GCM Maria Aparecida, o trabalho é guiado pela empatia, respeito e compromisso com a vida das mulheres. “Existe um protocolo de ação para garantirmos não apenas segurança no momento da ocorrência, mas também orientação sobre a lei, seus direitos e os serviços de apoio disponíveis”, destaca.


Em seis anos de atuação, milhares de mulheres foram atendidas, e nenhuma das assistidas sofreu feminicídio ou lesão corporal grave. Isso demonstra a eficácia de um serviço pautado pela responsabilidade, pelo cuidado e pelo acolhimento humano.


A Patrulha Maria da Penha pode ser acionada pelos números 153 ou (87) 99132-9568 — ambos disponíveis para chamadas de emergência a qualquer hora do dia ou da noite.

ASCOM:PMP



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages