Algumas estratégias e exercícios podem ajudar a soltar os gases da cólica, trazendo noites mais tranquilas para os bebês e para os pais
Noites em claro, choros incessantes e aquele aperto no peito a cada segundo, essa foi a realidade de Bernardo Edberg e Tauanne Gomez nos primeiros meses após a chegada do bebê. Como tantos outros pais de recém-nascidos, eles enfrentaram de perto os temidos episódios de cólica. “Depois de muitas tentativas e da ajuda de profissionais, as cólicas foram diminuindo, e poder ver nosso pequeno mais tranquilo trouxe um alívio e uma felicidade imensos”, compartilha o casal.
A enfermeira e professora de Medicina do IDOMED Fameac, em Açailândia, Taynara Logrado, explica que as cólicas em bebês estão relacionadas ao sistema digestivo, que ainda está em processo de consolidação e não possui maturidade suficiente para lidar com os gases que entram no organismo.
Taynara destaca que a opção ideal é procurar um pediatra para entender o cenário e indicar os melhores caminhos para evitar ou minimizar as cólicas. Em momentos mais urgentes, que exigem uma atuação imediata, algumas estratégias podem ajudar, como a aplicação de compressas ou banhos mornos (sempre com muito cuidado e testando a temperatura), além de massagens na barriga e exercícios simples.
quadro de cólicas tende a desaparecer. Até lá, não ofereça qualquer medicamento sem antes consultar o pediatra. Procure sempre orientação médica antes de recorrer a remédios para garantir um tratamento seguro e eficaz”, finaliza.

Nenhum comentário:
Postar um comentário