Por: Cleber Sena - 29/10/2025
O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE comemora, em 2025, 20 anos de criação do curso superior Tecnológico em Viticultura e Enologia. Único no Norte-Nordeste e conceito 5, nota máxima em avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), o curso trilha uma trajetória marcante no setor vitivinícola do Vale do São Francisco, através da formação de profissionais que se destacam no mercado de trabalho e na comunidade acadêmica.
Para celebrar as duas décadas de história, será realizada, no dia 5 de novembro, a partir das 9h, no auditório do campus Petrolina Zona Rural, cerimônia comemorativa, com a presença de estudantes e egressos, servidores e parceiros, que contribuíram para a criação e consolidação do curso. O evento promoverá, ainda, um brinde festivo na Escola do Vinho, lançamento de revista alusiva aos 20 anos e descerramento de placa comemorativa.
Egressa do curso de Viticultura e Enologia, a professora Mariana Barros é uma das organizadoras do evento. Para ela, a ideia é que esta homenagem se expanda para todos que fizeram e fazem parte da história do curso. “Será um momento de festa, de comemoração. Nós somos o segundo curso do Brasil, o primeiro e único do Nordeste, que tem uma importância muito grande no cenário nacional da vitivinicultura. Temos alunos trabalhando no Brasil inteiro e fora do Brasil, então temos muito a comemorar”, declarou.
O curso de Viticultura e Enologia recebeu sua primeira turma em 2005, quando a instituição ainda era Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina (Cefet Petrolina) – hoje, campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), vislumbrando uma área que já demonstrava muito potencial na região do Vale do São Francisco: a vitivinicultura.
Após 20 anos, a qualidade do ensino, proporcionada por um quadro docente altamente qualificado e por uma estrutura física que foi sendo aprimorada ao longo dos anos, é, sem dúvida, o seu grande diferencial. Não por acaso, o curso obteve nota máxima, numa escala de 1 a 5, na avaliação de renovação do reconhecimento realizada pelo MEC.
Atualmente, 47 professores integram o corpo docente do curso, dos quais mais da metade são doutores, com formação em diversas áreas do conhecimento. Além da Escola do Vinho, o curso conta com uma estrutura própria de laboratórios que são fundamentais para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.
O curso de Viticultura e Enologia tem duração de três anos e recebe, anualmente, duas turmas de 25 estudantes cada. O ingresso dos estudantes é feito regularmente através do Sisu. Mais informações podem ser conferidas aqui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário