▪️Por: Cleber Sena
![]() |
1º sargento Salvandy Tavares, do Grupamento de Bombeiros de Incêndio |
Com muita dedicação e coragem, policiais militares, civis, científicos e bombeiros se empenham diariamente na missão de proteger a população e preservar a ordem social, muitas vezes arriscando a própria vida em favor do próximo
A segurança pública de Pernambuco é formada por homens e mulheres que são verdadeiros agentes de transformação do Estado. Enfrentando desafios diários na missão de proteger a sociedade, policiais militares, civis, científicos e bombeiros da Secretaria de Defesa Social (SDS) são exemplo do servir com responsabilidade e dedicação, muitas vezes arriscando a própria vida em favor do próximo. Neste 28 de outubro, em que se celebra o Dia do Servidor Público, é importante destacar os inúmeros profissionais que demonstram compromisso incansável com o bem, protagonistas de histórias inspiradoras que fazem a diferença na construção de uma sociedade mais justa e segura para todos.
"Vidas alheias, riquezas salvar". Seguindo esse lema à risca, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) se dedicam dia e noite a servirem a população pernambucana, com muita coragem e dinamismo. Recentemente, a rua 48, no bairro do Espinheiro, no Recife, testemunhou a fúria de um incêndio. Em meio às chamas e à incerteza, a vida de uma vítima de 60 anos estava em risco. Hoje, graças à inestimável e pronta intervenção dos bombeiros militares, o idoso pode retornar com segurança ao aconchego de sua família.
Um desses profissionais foi o 1º sargento Salvandy Tavares, do Grupamento de Bombeiros de Incêndio. “É em momentos como este que o coração se enche de um orgulho indescritível pela nossa profissão, pela honra de sermos servidores públicos e de pertencermos a esta honrosa Corporação. Para mim, que dediquei 31 anos da minha vida ao serviço público, e mais de três décadas ao arriscado e gratificante serviço operacional, cada resgate é a reafirmação de um propósito maior”, declarou o bombeiro militar.
![]() |
2º tenente Henrry Roger Oliveira da Silva, da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) |
Mesmo estando de folga, os profissionais da segurança pública de Pernambuco mantêm o juramento de servir e proteger para salvar o próximo, seja na terra ou no mar. No final da tarde do dia 11 de maio de 2025, o 2º tenente Henrry Roger Oliveira da Silva, da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), estava na companhia do filho de 10 anos quando salvou duas pessoas que estavam se afogando e sendo arrastadas por fortes correntes marítimas, na praia do Buraco da Véia, em Brasília Teimosa. O policial imediatamente entrou no mar e, mesmo sendo arremessado contra as pedras dos arrecifes durante a operação, manteve o foco em proteger as vítimas, apesar dos ferimentos sofridos.
Em depoimento, o tenente Roger demonstrou a motivação que o levou a arriscar a própria vida: "Quando vi aquelas pessoas em perigo no mar, não pensei duas vezes. Mesmo estando de folga com meu filho, o dever de proteger vidas falou mais alto. Foram 30 minutos intensos contra as correntes, mas conseguimos trazer todos em segurança. Arriscamos nossas vidas porque é isso que juramos: servir e proteger o cidadão, sempre", afirmou o tenente.
![]() |
Escrivão Álvaro Antero, servidor da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) |
Em um gesto que reafirma o compromisso e a coragem dos profissionais da segurança pública, o escrivão Álvaro Antero, servidor da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) há quase sete anos, protagonizou um verdadeiro ato de heroísmo. Em janeiro de 2021, Álvaro, que é chefe do cartório da Delegacia do Cabo de Santo Agostinho, estava em um momento de lazer com sua família, em Boa Viagem, quando percebeu um foco de incêndio no andar de um edifício próximo.
De imediato, acionou o Corpo de Bombeiros e correu até o prédio para alertar os moradores, subindo pelas escadas dos 19 andares do edifício para avisar os residentes de cada um dos quatro apartamentos por andar. Sua atitude corajosa garantiu que ninguém fosse atingido pelas chamas e reduziu drasticamente os riscos de intoxicação pela fumaça. Pelo gesto exemplar, Álvaro recebeu um elogio formal e a Medalha de Mérito, honraria concedida a servidores que enaltecem a instituição com ações de bravura e dedicação.
![]() |
Agente de medicina legal Noelle Oliveira |
Integrando a equipe dos profissionais dedicados da Polícia Científica, a agente de medicina legal Noelle Oliveira cresceu em um lar onde o serviço público era mais que uma profissão, era uma missão. Seu pai, um perito criminal aposentado, contava histórias fascinantes sobre como ajudou a justiça e a sociedade ao longo dos anos. Essas narrativas moldaram seus sonhos e, desde pequena, ela sabia que queria seguir o mesmo caminho.
Hoje, Noelle é servidora pública e, assim como o pai, dedica-se a fazer a diferença na vida das pessoas. Com anos de experiência, conquistou a confiança e o respeito de colegas e cidadãos. Sua ética e compromisso são inspiradores, sempre disposta a ajudar e a trazer soluções para os desafios diários. Com seu amor pelo serviço público, Noelle honra a memória do pai e é um exemplo vivo de que o verdadeiro valor de um servidor está em seu coração e na vontade de transformar vidas.




Nenhum comentário:
Postar um comentário