Por:Cleber Sena - 16/05/2025.
Levantamento feito pelo Setor Comercial do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, identificou inúmeras ligações clandestinas em diversos bairros e também na área central da cidade. Conhecidas também por “gatos”, as ligações irregulares de água causam sérios danos ao sistema, a exemplo da perda da pressurização na rede, prejudicando o abastecimento nos locais mais distantes e elevados; a contaminação na água distribuída e vazamentos que podem danificar os imóveis.
Além desses problemas, as ligações clandestinas de água são consideradas crime previsto pelo artigo 155 (furto) do Código Penal, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão, além da aplicação de multa.
Os usuários que se sentirem prejudicados pela falta de água em suas comunidades, provocada pela baixa pressão na rede por conta dos “gatos”, podem denunciar através do telefone 3614-9800 (Whatsapp) disponível de segunda a sexta-feira das 08 às 14 horas. O combate às ligações irregulares terá início pelos bairros onde a fiscalização registrou maior número de ocorrências, mas chegará a todos os pontos da cidade, bem como nas comunidades do interior.
O objetivo, de acordo com a diretora-presidente do SAAE, Fabiana de Possídio, é oferecer a oportunidade de regularização e também aumentar a pressurização nas redes de distribuição, melhorando o abastecimento nos pontos mais distantes da cidade.
“Demoramos um pouco mais a iniciar essa operação para que todos tivessem a oportunidade de regularizar suas ligações. Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes e, para isso, precisamos de novos investimentos. Essas ligações irregulares causam prejuízos aos cofres públicos e atingem os que pagam suas contas em dia”, conclui a gestora.
Ascom:PMJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário