Por: Cleber Sena - 18/10/2024.
Nesta sexta-feira, 18 de outubro quando é comemorado o dia do médico, o Hospital Dom Malan, da rede pública estadual de saúde, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, faz homenagens a todos os profissionais da unidade que é referência no atendimento materno infantil para 53 municípios que compõem a Rede PEBA de hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde – SUS, dos estados de Pernambuco e Bahia.
Com 93 anos de fundação, o HDM administrado pelo Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz – Ismep, faz além do atendimento à população, a formação de profissionais médicos com internado e residências nas áreas de ultrassonografia, ginecologia e obstetrícia e pediatria. Médico há 27 anos, Marcelo Marques está há 16, no HDM Ismep, unidade que ele também dirigiu por. Além do atendimento, ele é preceptor e supervisor do programa de residência em ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia. A medicina sempre foi a vida desse profissional de 51 anos, casado com Carolina Diniz e pai de Marcelinho. “Escolhi a medicina por ter em casa um grande exemplo de profissional médico que foi meu pai. Estar trabalhando no HDM, é uma benção diária para mim! Todos os dias tenho aprendido bastante, com nossos pequenos pacientes, os fetos e suas mamães e papais. Sou muito grato por ter escolhido esse caminho, de poder atender e ajudar especialmente aquelas pessoas mais carentes, ” contou.
Pediatra apaixonada pela medicina, Flávia Guimarães chegou ao HDM Ismep em 1989 através de concurso público do estado de Pernambuco. Começou como médica evolucionista na enfermaria de pediatria, mas a carreira dentro do Hospital Dom Malan tem um capítulo importante na vida profissional com a implantação do Banco de Leite Humano – BIAMA há 29 anos. “ Depois do BIAMA veio o Alojamento Mãe Canguru junto com outros colegas, Dra Lílian e Dr. Mendes e assim segui trabalhando primeiro na pediatria, no PSI e depois no alojamento conjunto, sala de parto e continuo até hoje. Conheço cada canto desse hospital que é parte da minha vida. Na minha casa respiramos medicina porque meu esposo também é médico, Theógenes Guimarães, ” destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário