Comissário da policia civil da cidade de Orocó-PE orienta a população sobre golpes no Whatsapp. - NOTÍCIAS.

A informação com responsabilidade. Whatsapp do blog:087.9.8824.0060

domingo, 14 de novembro de 2021

Comissário da policia civil da cidade de Orocó-PE orienta a população sobre golpes no Whatsapp.


 

O Programa Aqui Agora da rádio Orocó FM que é apresentado pelo Repórter Gilberto Pereira conversou com o Comissário da polícia Civil: Helton, da Cidade de Orocó, onde orienta a população como não cair em golpes do  ZAP;  golpe da extorsão de Comerciantes e golpe do OLX.  

Explica o Policial que os golpes funcionam da seguinte forma:. No caso do Golpe da OLX, a vítima anuncia um bem à venda no site da OLX, colocando a foto de um veículo, por exemplo, junto com o valor e um telefone de contato. Ao ver o anúncio, o falsário entre em contato com o vendedor do bem, falando que quer comprar, geralmente pelo preço oferecido no anúncio ( o que é incomum, pois as pessoas sempre querem comprar com descontos), e pede para a vítima retirar o anúncio do site ( as vezes até oferece dinheiro a mais para isso), e diz que vai comprar o bem para sanar uma dívida com um sócio ou um amigo, por exemplo. Aí o golpista passa a anunciar o bem na mesma plataforma, se passando pelo dono do objeto, mas oferecendo num valor bem mais baixo para chamar a atenção e prender na conversa possíveis compradores (que, pelo valor baixo do bem anunciado, acabam se interessando demais pela compra, e acabam sendo vítima do falsario). 

Em relação na este possível comprador, o falsario passa o endereço onde está o bem e o nome de uma pessoa que vai negociar em seu nome( no caso, aqui é a primeira vítima, o vendedor dono do objeto, que já foi manipulado pelo falsario, que lhe informou que um sócio, parente, etc, vai ao seu encontro para ver o objeto e se gostar ele falsario vai depositar o dinheiro na conta do vendedor imediatamente, lhe dando a ordem para entregar o bem e pedindo para não falar o valor do objeto, pois ele estaria comprando o bem para sanar uma dívida com este). 


A segunda vítima, por sua vez, o falsario está dizendo que a pessoa que está apresentando o bem é um parente dele, e que assim que pagar o bem, ele já pode pegar o objeto. Com a atenção presa na vantagem de comprar o bem em valor abaixo de mercado, o comprador não observa que está incorrendo em um golpe e faz o depósito do valor do negócio na conta do falsario ( que por sua vez quase sempre se utiliza de contas de laranjas), e só depois que percebe que tudo foi um golpe, pois vai passar alguns minutos e o dono do bem vai ver que o dinheiro prometido naquele instante da venda, que foi prometido pelo falsario, não vai entrar em sua conta e vai correr atrás da pessoa que levou o objeto, começando aí uma vida de tormentos, quando então ambos percebem que foram vitimas de um golpe e que um terceiro manipulou todas as informações, levando os dois a um erro.


 O comissário também orientou sobre o golpe do ZAP, onde o golpista clona o whatsapp de alguma pessoa e fica em nome dessa pessoa pedindo para os familiares e amigos fazerem transferências para sua conta. Para evitar este tipo de golpe é importante os usuários do whatsapp criarem uma verificação em duas etapas na sua conta do aplicativo, pois vai dificultar demais o processo para clonar uma conta no aplicativo. 


Helton ainda adverte sobre o novo golpe de extorsão de comerciantes. Neste caso, os golpistas  adquirem o telefone de alguém e ligam para os mesmos falando que tiveram a Polícia deu uma batida na boca de fumo deles e que tiveram prejuízos por isso,  culpando assim a pessoa ( que teria um comércio no endereço perto da boca de fumo por eles anunciada) e aterroriza dizendo que se este não depositar o  dinheiro na conta deles para diminuir o prejuízo, eles vão fazer vingança contra a pessoa ou seus familiares. 

É importante que qualquer pessoa que seja solicitada a transferir valores em contas, ou que esteja negociando algo pela internet, que procure primeiro uma orientação de um amigo ou familiar sobre aquela situação, e, se perceberem algo estranho na transação, procurem a Delegacia de Polícia mais próxima, para obter orientações, antes de realizar o negócio ou a transferência de valores. Em caso do golpe já ter ocorrido,  registrar o Boletim de Ocorrências!



Com informações:Gilberto Pereira Repórter da rádio Orocó FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages